NOTÍCIAS

19/08/2020

A Santa Casa de Misericórdia celebra seus 162 anos com missa celebrada nesta quarta-feira (19)

A Santa Casa de Misericórdia do Recife comemora os seus 162 anos com missa realizada nesta quarta-feira, 19, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, presidente da instituição, às 19h. Por conta da pandemia, o número de pessoas será restrito e a solenidade será transmitida ao vivo no canal do Youtube da Arquidiocese de Olinda e Recife. 

 

A Santa Casa Recife é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, regida pelas regras do Direito Canônico, por estatuto próprio e subordinada à Arquidiocese de Olinda e Recife. Tem como presidente o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e emprega cerca de 2 mil colaboradores.  A instituição mantém, hoje, nove unidades, sendo um hospital, três educandários, duas escolas, dois abrigos para idosos e um instituto que acolhe pessoas com deficiência visual. Também é gestora de duas unidades de saúde, junto ao Governo Estadual, e de projetos de assistência à saúde, em parceria com a Prefeitura do Recife. Todos os projetos mantidos pela entidade acolhem pessoas de baixa renda de forma totalmente gratuita. 

 

Também são unidades da Santa Casa Recife o Hospital Santo Amaro; o Centro Geriátrico Padre Venâncio; o Abrigo São Francisco de Assis, em Palmares; o Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz; o Colégio Santa Luísa de Marillac; o Educandário São Joaquim, na cidade de Jaqueira; o Educandário Santa Tereza, em Olinda; o Educandário Magalhães Bastos; e o Educandário Casa da Providência.

 

Shirlene Maria Barbosa de Oliveira, 42 anos, técnica de segurança do trabalho, foi uma das atendidas pela Santa Casa de Misericórdia, no Educandário Santa Tereza, onde aprendeu diversos ofícios. “Aprendi muitas coisas no educandário, como artesanato e datilografia. Tudo o que eu tenho hoje na minha vida profissional eu devo à Santa Casa, à oportunidade que foi me dada pela instituição e às irmãs que me passaram toda a base da educação. É um lugar que vai caminhar comigo pro resto da vida. Lá eu cresci no profissional e no pessoal e sou muito grata pela mulher que me tornei”, afirma. No educandário, meninas de seis a doze anos recebem educação complementar, além de suporte nas atividades escolares, acompanhamento psicossocial e pedagógico, formação cristã, prática esportiva, informática, coral, apoio nutricional e atendimento odontológico.

 

A Santa Casa também foi importante da formação educacional de Edmilson José da Silva, 38 anos, professor de educação física, que hoje atua como colaborador na entidade, mas já foi aluno do Educandário São Joaquim, no município de Jaqueira, também administrado pela instituição. “A Santa Casa foi muito importante na minha formação, tanto educacional como profissional. Estudei no educandário da segunda até a quinta série, passava o dia todo lá, tudo sob os cuidados da Santa Casa. Hoje eu trabalho como contribuinte da entidade como professor de educação física, levando conhecimento, dando afeto aos educandos e sempre grato pela Santa Casa pela minha vida e pela vida dos meus colegas”, ele comemora. Lá no São Joaquim, as crianças atendidas, entre 4 e 11 anos, são educadas no ensino infantil e fundamental, além de participarem de aulas de reforço, informática, inglês, recreação, teatro, artesanato, capoeira e educação física.