NOTÍCIAS

08/10/2021

Aliança Francesa Recife inicia as comemorações pelos 75 anos

A Aliança Francesa Recife chega aos 75 anos neste mês de outubro e, para dar início às celebrações, faz o lançamento oficial do selo comemorativo em alusão à data nesta sexta-feira (08), às 18h, no pátio da sua sede, no Derby. O encontro também marcará a inauguração oficial do mural “Mulheres por mulheres, sete décadas de história” e o lançamento do selo em alusão aos 75 anos da instituição em Recife. Dentro da programação, haverá a apresentação do coral formado pelas crianças da Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão e de professores da instituição. Uma projeção de imagens sobre a retrospectiva da história da Aliança Francesa Recife e da capital pernambucana também fará parte da noite de celebração.

O selo comemorativo em alusão aos 75 anos de atuação em Pernambuco faz uma homenagem às cidades de Paris e Recife, retratando ícones famosos, como Arco do Triunfo e Torre Eiffel, e enfatizando o encontro das duas cidades proporcionado pela presença da Aliança Francesa na capital pernambucana ao longo desses anos. O selo será aplicado como pintura na sede da AFR e passará a compor todas as comunicações oficiais da instituição. Já o mural que será inaugurado oficialmente no evento de aniversário é fruto do trabalho de seis artistas mulheres selecionadas pelo coletivo Aurora de Estrelas. As pinturas que embelezam os muros no entorno do casarão focam na luta das mulheres pela igualdade de gênero em todos os campos civilizatórios – ciência, cultura e política. Assinam as pinturas Rayana Viana (Rayo); Nathália Ferreira (Nathê); Sarah Nazareth; Isabelle Galvão; Priscila Lins; e a multiartista Cigana.

Instituição - A Aliança Francesa Recife funciona como uma ponte entre a capital pernambucana e a França. Presente no Brasil desde 1885, foi em 1946 que a instituição de ensino chegou ao Recife, fundada por intelectuais da cidade, como Lucilo Varejão Filho (1921-2010), escritor, poeta e professor, cátedra da Língua e Literatura Francesa do departamento de Letras da UFPE e membro da academia de Letras de Pernambuco. Com mais de sete décadas de presença no Recife, a Aliança Francesa acompanhou a transformação da cidade e testemunhou a evolução das sociedades brasileira e francesa. Ao longo desses anos, o espaço foi ponto de encontro para os amantes da francofonia e formou milhares de alunos na proficiência da língua francesa.