Câncer de colo uterino é o 3º tumor maligno mais comum nas mulheres e a quarta causa de morte no Bra
Milhares de mulheres morrem no Brasil todos os anos em decorrência de tumores ginecológicos que poderiam ser evitados. Em Pernambuco, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de colo do útero ocupa a terceira posição, atrás do de próstata (1º) e mama (2º), em incidência da doença. No Março Lilás, reforça-se a atenção à saúde da mulher com a conscientização da população pela prevenção e combate ao câncer de colo uterino.
O câncer de colo de útero, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina - excluindo o câncer de pele - e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. “O câncer de colo do útero pode ser prevenido com a vacina HPV e exames preventivos, como a colposcopia. A vacina inclusive já está disponível na rede pública para meninas com idade entre 09 e 14 anos. Até 45 anos, já pode ser encontrada na rede privada de vacinação”, reforça a médica oncologista da Unimed Recife, Penélope Rodrigues, lembrando que os meninos também devem ser vacinados. Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.
“O exame preventivo, popularmente conhecido como Papanicolau, deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer”, explica a médica.