CETENE recebe visita do ministro Clélio Campolina
Representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação vem ao Recife apresentar o novo Plano Nacional de Plataformas do Conhecimento (PNPC)
O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), com sede no Recife, recebe, no dia 9 de setembro, a visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina Diniz. Na pauta do representante durante sua passagem por Pernambuco está a apresentação oficial do Plano Nacional de Plataformas do Conhecimento (PNPC), instituído em junho deste ano com o objetivo de estimular a parceria entre empresas e instituições de pesquisa científica e tecnológica.
No dia da visita, às 11h, o ministro irá conhecer as instalações do CETENE, localizado no campus regional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), na Cidade Universitária. Em seguida, se reúne com o Coordenador Geral Regional do centro, Prof. André Galembeck, com o Coordenador Geral da Representação Regional do MCTI no Nordeste (ReNE), Prof. Amaro Lins, e com o Diretor do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN/NE), Prof. Fernando Roberto de Andrade Lima, para uma conversa sobre as iniciativas das unidades de pesquisa em Pernambuco.
Às 14h30, o ministro Clélio Campolina participa de uma conferência, no auditório principal do campus, para a apresentação oficial do Plano Nacional de Plataformas do Conhecimento. Estarão presentes representantes das secretarias de ciência e tecnologia e das fundações de amparo à pesquisa científica dos estados do Nordeste, além dos reitores das universidades federais da região e pesquisadores. Entre os objetivos principais do PNPC está o desenvolvimento de centros de excelência em pesquisa e o financiamento de projetos de alto risco tecnológico em 20 áreas do conhecimento, como agricultura, saúde, energia e defesa.
CETENE - Constituído como uma unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em 2005, o CETENE foi a primeira unidade gestora do MCTI criada no Nordeste brasileiro. Com a missão de desenvolver, introduzir e aperfeiçoar inovações tecnológicas que tenham caráter estratégico para o desenvolvimento econômico e social da região, o CETENE trabalha promovendo cooperações baseadas em redes de conhecimento e nos agentes da economia nordestina. Sua atuação engloba as áreas de Biotecnologia, Nanotecnologia e Microeletrônica, e sua infraestrutura, com equipamentos e laboratórios de ponta, foi planejada de forma compartilhada com várias instituições de P&D, tornando-as mais acessíveis e melhorando o uso dos recursos disponíveis. Mais informações no www.cetene.gov.br.
Serviço:
Apresentação do Plano Nacional de Plataformas do Conhecimento pelo ministro Clélio Campolina
Quando: 09 de setembro
Horário: 14h30min
Local: campus regional do MCTI, na Avenida Professor Luiz Freire, nº 01 - Cidade Universitária – Recife/PE