NOTÍCIAS

27/12/2018

Cuidados com o sol no período mais quente do ano

O verão começou oficialmente na última sexta-feira (dia 21 de dezembro) e as características da época mais quente do ano são sentidas de forma intensa pelos brasileiros, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste. Cidades que estão mais próximas à Linha do Equador, como Recife e Boa Vista, encontram-se em nível extremo de radiação solar com temperaturas que já superam os 35 graus. Por isso, é importante cuidar da saúde nesta época, inclusive dando atenção à pele.

"A população normalmente não consegue perceber quando os raios estão mais intensos, portanto é necessário que haja uma maior atenção na hora de cuidar da pele, já que de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa de novos casos do câncer de pele é de mais de seis mil", alerta a médica dermatologista Lígia Guedes. Ainda de acordo com dados do Inca, o câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. "Se for diagnosticado precocemente, tem altos percentuais de cura", afirma a médica dermatologista.

Outra preocupação, segundo a Dra Lígia Guedes, é com relação às queimaduras na pele, um fator de risco para o desenvolvimento do câncer. "O horário mais seguro para exposição solar ainda é antes das 10h e depois das 16h, pois é neste esse período que há menor radiação UVB. Mesmo em outros períodos recomenda-se a utilização de proteção como chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtros solares com fator de proteção 30 ou superior. E, quando falamos de criança, o cuidado é ainda maior. O filtro solar deve ser colocado a cada duas horas quando estamos expostos ao sol", afirma a médica.

Ainda segundo Ligia Guedes, o filtro solar deverá ser escolhido corretamente de acordo com cada de tipo de pele e utilizado todos os dias. "Com o aumento da incidência solar, o ideal é redobrar a proteção mesmo no nosso dia a dia", alerta.

 

 

Dicas da dermatologista Lígia Guedes:

 

Bebês só poderão utilizar filtro solar a partir dos seis meses de vida, antes dessa idade, devem tomar banho de sol leve até às 8h da manhã;

A proteção das camisas UV está relacionada com a densidade da trama do tecido, que quanto mais espessada e fechada estiver, maior será a fotoproteção. Vale lembrar também que cores escuras absorvem mais radiação UV do que cores claras e roupas muito lavadas e desgastadas tendem a proteger menos, pois a trama fica mais folgada e aberta;

Respeitar o horário adequado para exposição ao sol de forma segura: até às 10h; e após às 16h.