CESAR School firma parceria com Unifipa e oferece curso de programação e web design
A Unifipa e o CESAR firmaram parceria para estruturação de um curso co-branded em Programação e Web Design. O CESAR é um centro de inovação com sede na cidade do Recife, Pernambuco, e regionais em Sorocaba, Curitiba e Manaus. O objetivo é atrelar o conhecimento da CESAR School, escola de inovação do CESAR, em tecnologia e inovação à expertise da Unifipa para formar profissionais da região, potencializando suas estratégias digitais.
“Com a parceria estaremos fortalecendo a atuação da CESAR School no Sudeste do país e suprindo uma crescente demanda por profissionais com conhecimento em programação e web design nesta área do interior de São Paulo, que atualmente não conta com tantas opções para este tipo de formação”, explica Carlos Pompeu, gerente de Negócios Educacionais da CESAR School. Segundo o executivo, o trabalho em sintonia com a Unifipa é estratégico, já que o centro universitário tem ampla experiência com ensino em diversas áreas, como saúde, direito, entre outras, mas ainda não possui capacitações com foco em tecnologia.
Com carga-horária total de 201 horas, o curso em Programação e Web Design vai abordar os conceitos básicos necessários para se tornar um programador de soluções para web, partindo desde o uso de JavaScript até a concepção e desenvolvimento visual da solução com uso de HTML e CSS, passando por conceitos de UX e REACT. As aulas acontecerão de forma híbrida, com encontros online e ao vivo duas vezes na semana e presenciais uma vez ao mês.
“A grade curricular desenvolvida pela equipe da CESAR School é composta por cinco módulos e um projeto final, onde os alunos deverão realizar atividades reais com os conhecimentos adquiridos nos módulos anteriores. Daremos foco ao learn by doing, associando sempre a teoria à prática, com mentoria dos nossos especialistas”, explica Carlos Pompeu.
Lógica de Programação, Introdução à Programação com Python, Programação Orientada a Objetos, Gerência de Configuração e Front End são os módulos que serão trabalhados. Ao final do curso, os alunos receberão certificação conjunta das duas instituições: Unifipa e CESAR School. O curso, com duração de 6 meses, oferece 35 vagas. As inscrições poderão ser feitas até 7 de março e as aulas terão início em 23 de março. A mensalidade é de R$ 399,00 (13 parcelas).
CESAR
O CESAR foi fundado em 1996 por três professores do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Silvio Meira, Fábio Silva e Ismar Kaufman, como forma de aproximar a academia do mercado. Integrante e instituição âncora do Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do Brasil, também sediado em Recife, o CESAR é um centro de inovação que há mais de duas décadas forma pessoas e impulsiona organizações, potencializando suas estratégias digitais.
Trabalha com um time diverso e multidisciplinar de mais de 1000 colaboradores, incluindo designers, desenvolvedores, consultores, estrategistas, empreendedores, pesquisadores e educadores. É a partir da CESAR School que o CESAR realiza estudos e pesquisas e gera o conhecimento necessário para formar profissionais para transformarem os ambientes e as empresas em que atuam, tornando-os capazes de fomentar e executar projetos que trazem mudanças socioeconômicas relevantes ao país.
Seus estudantes são estimulados a observar a realidade e protagonizar mudanças com competências de inovação nas áreas de Computação e Design. A instituição atua há mais de 12 anos no ensino superior e na realização de projetos educacionais, produzindo e compartilhando conhecimento de mais de duas décadas de expertise do CESAR.
Todos os cursos oferecidos pela CESAR School seguem a metodologia learn by doing, com foco em experimentação, sabendo que é necessário testar e errar para ter soluções inovadoras. Seus professores e mentores são profissionais que atuam no mercado, com experiência prática em suas áreas de atuação.
Outro método ativo de aprendizagem aplicado na CESAR School é o PBL - problem based learning, aprendizado baseado em problemas, onde são propostos desafios para os alunos e à medida que eles vão consumindo os conteúdos começam a propor soluções, a partir de um processo de inovação e design que atendem à demanda dos usuários.