Docente do CBV é eleito o melhor professor de Química da Internet
Apostando no uso da tecnologia na educação, o professor Carlos André tem um canal no YouTube que já conta com mais de três milhões de visualizações
Com o avanço da internet, o conceito de aula como a combinação de quadro, giz e caderno já não faz o mesmo sentido de antes. Um dos profissionais que aderiu ao uso das ferramentas online com os alunos foi o professor de Química do Colégio CBV, Carlos André. Em 2012, ele criou o canal Química do Sucesso, no YouTube, que já conta com cerca de 170 aulas, mais de 46 mil inscritos e quase três milhões de visualizações dos vídeos. Por causa desse projeto, Carlos André foi eleito recentemente pelo portal Universia como o melhor professor brasileiro de Química da internet e irá participar, como convidado da Google, da inauguração do YouTube Space, no Rio de Janeiro, no próximo dia 19.
Entre as vantagens da internet apontadas pelo docente, está a facilidade de comunicação com os estudantes. “Às vezes falam que a nova geração tem dificuldade de concentração, mas ela não tem. A questão é que estão tentando se comunicar com eles como se comunicavam há 30 anos. Ou o professor se adapta à nova realidade do estudante ou não vai conseguir se comunicar com ele. A forma de comunicação é que é diferente. Você tem que se comunicar com o aluno de forma rápida e eficiente”, argumenta.
Segundo Carlos André, um modelo interessante de ensino é o “híbrido”, quando o aluno pode assistir a um vídeo na internet sobre determinado assunto e levar suas dúvidas e conclusões para a escola. “Na sala de aula, o estudante tem a figura do professor como um tutor, que lhe dá o suporte necessário para que ele aprenda. Ele cria também o laço efetivo com o docente e os colegas, e isso ajuda no processo de aprendizagem”, afirma.
Além do poder da internet na educação, o professor Carlos André também defende o conceito de sala de aula invertida. “No CBV, por exemplo, temos a Sala Google, onde uma arquibancada substitui as carteiras tradicionais, todos os alunos usam tablets com wi-fi de alta velocidade. Cinco minutos de aula numa sala como essa correspondem a 50 numa sala de aula tradicional. O aluno aprende muito mais do que no método tradicional”, completa.
Youtube Space - Em função da visibilidade obtida com seu canal, Carlos André foi convidado pela Google, junto com o professor de Física do CBV, Cesar Staudinger, a participar de um dos eventos de inauguração do YouTube Space, um laboratório de criatividade, conexões e capacitação para youtubers no Rio de Janeiro, no próximo dia 19. Únicos convidados de Pernambuco, os dois professores irão debater sobre o futuro da educação digital no Brasil.