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16/11/2021

Pequenas e médias empresas devem investir em estratégia digital na Black Friday

Aposta deste ano é no trafego pago para pequenos e médios empreendedores na data de descontos

Novembro é o mês de uma das datas mais importantes para o comércio e vendas em geral: a Black Friday. Recheadas de descontos, o período acaba não sendo direcionado a última sexta-feira do mês e sim as ações que antecedem o dia e o pós, com as chamadas “black weeks” ou “black friday, saturday and sunday". Para se ter uma ideia da importância desse momento, só em 2020, durante toda a semana da Black Friday, o faturamento dos ecommerces brasileiros chegaram a R$ 6 bilhões, segundo informações do e-commerce Brasil. Entre as estratégias principais, o marketing digital e a aposta no impulsionamento de tráfego pago deve ser um diferencial para esse ano.

A Jogga Digital, startup pernambucana que está entre as três maiores na área de marketing digital no Brasil, apresenta uma série de soluções para ajudar o pequeno e médio empreendedor a utilizar essa ferramenta no período da Black Friday. Segundo um dos sócios e CMO da startup, Henrique Pereira, esse tipo de estratégia é fundamental para as ações de vendas no período. "A black já era muito forte e tradicional no digital, e pós-pandemia essa aceleração foi gigantesca. Então, é importante que os pequenos e médios saibam como atuar nesse mercado já estabelecido".

Dentro dessas circunstâncias, a empresa criou duas ações estratégicas. Uma delas é o e-book Black Friday Jogga, com dicas para os clientes de como desenvolver uma campanha condizente com a data. "Planejar o estoque, já que o volume de vendas aumenta consideravelmente, ser transparente na oferta, reservar previamente uma verba de mídia maior do que o usual, entender que apesar do foco estar no dia, a sexta, é ideal que se consiga vender antes, vender durante e vender depois. É entender que Black Friday é Black Friday, tá? Não é compre um, leve dois, não, e nem é aquele descontinho. Black Friday é o maior desconto do ano e ponto final", explicou Henrique.

Outra ação importante, que a empresa está desenvolvendo é a própria black friday da Jogga. Os pacotes de mídia já vendidos pela startup, nesse período, terão um incremento adicional de R$ 300 com o intuito de turbinar a campanha dessas empresas afim de se ter um maior alcance.

Para Henrique, ainda dá tempo dos pequenos e médios empresários se organizarem para a data. "É importante correr para poder surfar nessa black como a gente falou, antes, durante e depois. Então toda essa questão do planejamento, da organização do estoque, reserva da verba para a mídia, o treinamento e a capacitação pra o time de vendas receber os clientes que vão chegar pela Black Friday é fundamental", pontuou.