Esuda promove I Seminário de Arquitetura e Urbanismo
Programação contará com mais de dez palestras e será aberta ao público externo
Nos próximos dias 11 e 12 de maio, a Faculdade Esuda, com sede em Santo Amaro, área central do Recife, promove o I Seminário Esuda de Arquitetura e Urbanismo. Organizado pelo Grupo Esuda de Estudos sobre Arquitetura Moderna em Pernambuco (GEAMPE), o evento, gratuito e com vagas limitadas, aborda discussões recentes das arquiteturas moderna e contemporânea.
Com início marcado para as 11h30, o primeiro dia se inicia com a palestra A poética da luz na arquitetura contemporânea: A obra de Steven Holl, que tem por objetivo analisar a experiência da luz no espaço arquitetônico. Em continuidade, às 12h30, o tópico da vez é Materialidade como essência da arquitetura: A pele que habito, destinado à análise de obras de arquitetos.
No período da tarde, às 14h30, a arquiteta Isabella Alves palestra sobre as inovações projetuais na arquitetura paulista e sobre a incorporadora Idea! Zarvos, que prioriza a construção de obras arquitetônicas pensadas além dos limites dos lotes. Em seguida, às 15h30, a arquiteta Raphaela Banks apresenta um estudo dos materiais a partir dos exemplares da Revista Projeto.
Já à noite, o palestrante Alberto Antonio Díaz Galindo chega com o tema La problemática del paisaje viario: El Centro Histórico de la Ciudad de México, às 18h. O primeiro dia de seminário termina com a discussão sobre A restauração da Praça de Casa Forte: Um jardim histórico de Roberto Burle Marx, marcado para as 19h.
O segundo dia de seminário começa com um papo a respeito dos valores da Arquitetura Moderna Pernambucana e, em sequência, da Arquitetura Contemporânea no estado, às 11h30 e às 12h30, respectivamente. A partir das 14h30, a palestra Arte, corpo e atmosfera – A exploração sensorial do espaço na arte de Olafur Eliasson busca entender a relação entre arte, espaço e corpo.
Ainda com relação à arquitetura moderna, às 15h30 acontece a discussão sobre As funções adjacentes das obras de arte integradas à Arquitetura Moderna Recifense e, às 19h, sobre a Conservação da Arquitetura Moderna: Desafios e ações. O evento se encerra com a palestra das 20h - Sobrepondo valores: A construção do território de Igarassu/PE, que propõe uma revisão dos valores atribuídos ao Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da cidade de Igarassu.
As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de maio ou até atingir o quórum de 130 inscritos por palestra, pelo telefone (81) 3412-4242 ou pelo site www.esuda.com.br.
Confira a programação completa:
11 de maio
11h30 - A poética da luz na arquitetura contemporânea: A obra de Steven Holl
Palestrante: Ingrid Moura
12h30 - Materialidade como essência da arquitetura: A pele que habito
Palestrante: Julianna Santos
14h30 - Idea! Zarvos: Inovações projetuais na arquitetura paulista, 2005 - 2016
Palestrante: Isabella Alves
15h30 - Arquitetura (em) revista: Um estudo dos materiais a partir de Projeto
Palestrante: Raphaela Banks
18h - La problemática del paisaje viario: El Centro Histórico de la Ciudad de México
Palestrante: Alberto Antonio Díaz Galindo
19h - A restauração da Praça de Casa Forte: Um jardim histórico de Roberto Burle Marx
Palestrante: Joelmir Marques da Silva
12 de maio
11h30 - Patrimônio esquecido: Valores da Arquitetura Moderna Pernambucana
Palestrante: Meiry Luizy Ferreira da Silva
12h30 - Arquitetura Contemporânea em Pernambuco: 1990 – 2015
Palestrante: Bianca Fernandes
14h30 - Arte, corpo e atmosfera – A exploração sensorial do espaço na arte de Olafur Eliasson
Palestrante: Maíra Ferraz
15h30 - As funções adjacentes das obras de arte integradas à Arquitetura Moderna Recifense
Palestrante: Ana Holanda Cantalice
19h - Conservação da Arquitetura Moderna: Desafios e ações
Palestrante: Fernando Diniz Moreira
20h - Sobrepondo valores: A construção do território de Igarassu/PE
Palestrante: Julia de Rocha Pereira