NOTÍCIAS

08/03/2016

FBV promove debate sobre distinção de gênero no cinema

O lançamento de "Carlota Joaquina - Princesa do Brasil", em 1995, marcou o início da retomada do cinema brasileiro após anos de produção quase inexistente. Talvez não houvesse marco mais adequado: estrelado, escrito, produzido e dirigido por mulheres, o filme de Carla Camurati inaugurou a fase da indústria cinematográfica nacional que mais deu espaço ao trabalho de profissionais femininas. No entanto, uma década se passou e, como ainda ocorre em outros setores do mercado de trabalho, a participação das mulheres no cinema continua sendo um tabu.

Para debater o tema, a Faculdade Boa Viagem (FBV|DeVry) promove, na próxima quarta-feira (9), das 19h às 22h, o evento "Mulheres no Audiovisual: à frente e por trás das câmeras". Na ocasião, a cineasta pernambucana Tuca Siqueira fará a exibição de dois de seus documentários, "Vou contar para meus filhos" e "Garotas da Moda", ambos centrados na figura da mulher. Os filmes servirão de mote para um bate-papo sobre questões de gênero no mercado profissional do audiovisual e da comunicação. A mediação da mesa ficará a cargo da professora Maria Cecilia Patrício.

O debate será aberto ao público e gratuito. Para participar, o interessado precisa se inscrever antecipadamente através do e-mail atendimento.opa@gmail.com. As vagas são limitadas. A FBV está localizada na Rua Jean Émile Favre, 422, Imbiribeira. Informações pelo telefone (81) 3081.4444.