Idoso Acolhido ultrapassa mais de mil pessoas atendidas
A Unimed Recife comemora mais de mil pessoas acima dos 60 anos que são acompanhados pelo Programa Idoso Acolhido, criado há dois anos para dar suporte a este público, dentro do Promoprev, que promove ações de prevenção à saúde. Com foco na qualidade de vida, o programa tem atraído cada vez mais idosos que buscam por um plano de cuidado personalizado.
Ieda Lucena, 76, entrou no programa em plena pandemia do novo coronavirus, sendo a milésima idosa a integrar o Idoso Acolhido. Para ela, o programa fez muita diferença, sobretudo por se sentir acolhida com os constantes contatos feitos pela equipe do programa. “Não tem sido fácil se manter distante dos familiares, dos eventos. Sempre gostei de sair. E isso às vezes nos entristece. Mas, quando você recebe um contato da equipe, querendo saber se você está bem, se colocando totalmente à disposição para o cuidado com você, isso faz diferença na nossa vida”, diz a idosa.
“O principal objetivo é promover melhor saúde ao idoso, prevenindo de riscos, estimulando a autonomia e minimizando a possibilidade de intercorrências, a partir de uma assistência mais ágil. Com isso, evita-se redundâncias de exames e prescrições, interrupções na trajetória dos cuidados”, explica a coordenadora técnica do Promoprev, a médica Liane Tandeitnik, reforçando que o programa tem o diferencial de ter sempre um profissional que acompanha o idoso, esclarece as dúvidas e orienta uma melhor assistência.
Segundo a médica, quando o idoso entra no programa, ele recebe a visita de um profissional de enfermagem para a triagem inicial e depois conta com o suporte de uma equipe formada por médico geriatra, nutricionista, psicólogo e enfermeiros. “Nesta visita, é possível identificar possíveis pontos de correção no ambiente domiciliar para ajudar a prevenir quedas e acidentes e orientações sobre a correta utilização e o armazenamento das medicações em uso”, completa.
No Idoso Acolhido, os beneficiários 60+ têm uma linha de telefone exclusiva do programa de segunda a sexta das 8h às 18h, que passa todas as informações dos serviços, orientações em saúde, direciona o cuidado e facilita o acesso aos serviços prestados pela Unimed Recife. Além disso, o beneficiário recebe uma carteirinha específica que oferece atendimento diferenciado nas unidades próprias. Para integrar o Idoso Acolhido, é necessário ser cliente de qualquer plano da Unimed Recife, ter idade igual ou superior a 60 anos e realizar suas atividades de vida diária sem ajuda de terceiros. Mais informações e inscrições pelos telefones: (81) 3413-8078, 9.9373-7554 e 9.9904.7055.