NOTÍCIAS

26/08/2014

Instituto Peró completa 10 anos com grande espetáculo

A comemoração será dia 26 no Teatro Luiz Mendonça

Instituto Peró completa 10 anos com grande espetáculo


O Instituto Peró Arte e Cidadania, organização sem fins lucrativos mantida pelos empreendedores do Shopping Guararapes, comemora este ano uma década de mudanças sociais promovidas no município de Jaboatão dos Guararapes. Para marcar a celebração dos 10 anos, o Peró promoverá, hoje (dia 26), a partir das 19h, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, o espetáculo Moto-Perpétuo, com a participação das crianças e adolescentes atendidos pela instituição social.

“O conceito do espetáculo gira em torno dos temas trabalhados durante o ano e ao longo desses 10 anos de Instituto”, explica Anne Costa, professora de dança e arte-educadora do Instituto Peró. A apresentação de música e dança será feita em um ato de cinco quadros, tendo como temas como Corpo Humano, Herança Cultural, África, Amazônia, América Latina, Movimento Armorial e Desenvolvimento Sustentável, que se unem para expressar “o movimento” no sentido de algo contínuo.

A comemoração pelos dez anos do Instituto, além de celebrar todas as ações desenvolvidas junto às crianças e aos jovens atendidos, ainda marca o estabelecimento de metas futuras e a modernização do Peró com o lançamento da nova marca e do site. “A nossa perspectiva é conseguir ampliar o atendimento abraçando mais que os 125 jovens que comportamos hoje e aumentar o investimento na capacitação de jovens para a inserção no mercado de trabalho”, finaliza Luanna Pinho, coordenadora geral do Peró.

O Instituto ao longo da sua existência tem trabalhado a arte e a profissionalização como um caminho de educação e cidadania para as crianças, adolescentes e jovens da comunidade do entorno do Shopping Guararapes. A instituição integra o Programa de Iniciativas Socioambientais do Shopping que em 2010 recebeu um importante reconhecimento nacional através do Prêmio Newton Rique, concedido pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).

Hoje o Peró oferece aulas de dança, música, oficinas de artes plásticas, aulas de informática, orientações de cidadania, mediação de leitura, momentos de integração entre os pais e o instituto, além de encontros com profissionais das mais diversas áreas com o intuito de trocar experiências e conhecimento. O Peró, por meio do Projeto Qualificar oferece também formação profissional básica para jovens de escolas públicas, com o objetivo de reforçar suas chances de inserção no mercado de trabalho. Em parceria com Senac, são oferecidos cursos nas áreas de vendas, línguas e informática para jovens entre dezoito e vinte e cinco anos. Em torno de 70% destes jovens são absorvidos pelas próprias lojas e administração do Shopping e também por outras empresas. “As aulas começam no segundo semestre e vão até novembro, quando as vendas do comércio aquecem e os jovens ganham uma oportunidade de trabalho”, esclarece Luanna.

Ainda sobre a mudança que ajuda a promover em Jaboatão dos Guararapes, o Instituto Peró vem apoiando o Grupo Solarte, formado por familiares das crianças e jovens atendidos que produzem e destinam para o mercado produtos artesanais. Hoje, o Grupo Solarte conta com espaço no Shopping, para comercializar seus produtos.

HISTÓRICO – Nascido em 2004 com o nome de Criança Feliz, o Instituto Peró atendia, a princípio, dezenove crianças com atividades de cidadania e dança. Em 2006, a iniciativa regulamentou as suas atividades, ampliou a sua equipe passando assim, a atender um número maior de crianças e se firmou como instituição, com o apoio técnico do Instituto C&A na elaboração de seu planejamento estratégico e metodológico. 

Devido à compreensão de que a leitura pode mudar a vida, um dos principais diferenciais do projeto foi a construção da Biblioteca Peró, em 2008 com o apoio do Instituto C&A. Juntando investimento em uma biblioteca de qualidade, aliado ao incentivo constante à leitura e a qualificação dos mediadores o Instituto Peró integra a Releitura - Bibliotecas Comunitárias em Rede, contou com o apoio do Criança Esperança, em 2012 e 2013, além de ganhar no último ano, o prêmio de Apoio às Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura, do Ministério da Cultura.


A Biblioteca Peró dispõe de um acervo com mais de 4.000 títulos, entre literatura infantil, juvenil e adulta, além de revistas, gibis e DVDs. Além disso, conta com mediadores de leitura, que são os profissionais cuja missão é aproximar as crianças e a comunidade que circunda o Shopping dos livros e do gosto pelo conhecimento.


Balanço dos 10 anos

Em 10 anos de história, o Instituto Peró beneficiou diretamente:

•    900 crianças, adolescentes e jovens;
•    700 famílias;
•    Realizou mais de 40 mil empréstimos de livros, DVDs, gibis e cordéis;
•    Promoveu 95 encontros com famílias;
•    Promoveu mais de 600 atividades de incentivo à leitura em espaços públicos e na Biblioteca Peró;
•    Capacitou profissionalmente 60 jovens do Projeto Qualificar;
•    Inseriu no mercado de trabalho mais de 40 jovens;
•    Realizou mais de 60 apresentações culturais em eventos;
•    Promoveu 115 visitas dirigidas a museus, parques, eventos e espetáculos; 
•    Oportunizou o encontro das crianças com 65 profissionais entre escritores, historiadores, militares, ilustradores, capoeristas, nutricionista entre outros;
•    Acolheu 120 voluntários.