Loja Vazia do Shopping Patteo Olinda estimula a prática da doação
Em menos de um mês de funcionamento, espaço já arrecadou mais de 200 kg de donativos
O Shopping Patteo Olinda, que inaugurou em abril, conta com uma loja bem diferente e inédita em Pernambuco. Lá, ao invés de sair do espaço com sacolas cheias, é o consumidor que deixa os produtos que vão vestir os manequins e preencher as prateleiras da chamada Loja Vazia. Todos os itens doados são destinados para instituições que ajudam pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em menos de um mês desde que a loja foi inaugurada, mais de 200 kg de doações já foram arrecadados.
“O projeto da Loja Vazia trata de forma impactante a necessidade de olharmos para o próximo e praticar a doação constante. No espaço, podem ser doadas peças de roupas, sapatos e acessórios de todos os tamanhos, novos e usados”, explica Cristina Veiga, superintendente do Shopping Patteo Olinda. A primeira instituição que recebeu os itens arrecadados pela ação foi a Casa de Passagem, que acolhe crianças de 0 a 11 anos.
Criada em 2013 pela agência brasileira Leducca, a ação Loja Vazia já foi reconhecida internacionalmente como um dos cases mais inovadores do mundo, de acordo com o prêmio Tomorrow Awards. Após o sucesso da iniciativa, a agência disponibilizou uma plataforma aberta com todos os detalhes do projeto para quem desejasse utilizá-lo e replicá-lo em outras cidades.
A Loja Vazia do Shopping Patteo Olinda funciona por tempo indeterminado, de acordo com o horário de funcionamento do centro de compras, que é de segunda a sábado, das 9h às 22h, e nos domingos e feriados das 12h às 21h.