NOTÍCIAS

24/09/2024

Open Mall é uma tendência no mercado de centros comerciais

Paulista ganhou o mais novo empreendimento nesta categoria com mais de 130 unidades comerciais

Open Mall é uma tendência no mercado de centros comerciais

O estilo “Open Mall”, os shoppings abertos, vêm se consolidando como uma tendência crescente no setor de varejo, atraindo cada vez mais investidores e consumidores. Esse modelo de empreendimento oferece ambientes ao ar livre, que combinam espaços de lazer e conveniência, além de possibilitar uma experiência mais agradável e segura, especialmente em tempos pós-pandemia, onde a ventilação natural é um diferencial importante. Outra característica que torna o open mall atrativo é o menor custo operacional comparado aos shoppings tradicionais, já que exigem menos manutenção de áreas climatizadas e podem funcionar com horários mais flexíveis. Segundo um levantamento da ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers), o segmento de open mall no Brasil apresentou crescimento de 30% nos últimos cinco anos, reforçando a sua viabilidade econômica e preferência entre os consumidores.

Atualmente, os open malls estão ganhando força no Brasil, representando entre 10% e 15% do total de shopping centers no país, segundo a ABRASCE. Seguindo tendência, Pernambuco vai ganhar um novo open mall, o Pátio Aurora Open Mall, localizado no bairro planejado Vila Aurora, em Paulista, que terá suas 3 etapas entregues ainda neste ano. O projeto une a praticidade do comércio de rua à estrutura moderna dos grandes shoppings, oferecendo uma experiência única de compras, lazer e serviços para a comunidade local, sendo um importante marco comercial. Localizado no coração do Parque Aurora, uma área verde de 33.000 m², o Pátio Aurora se destaca por seu conceito arquitetônico aberto e integrado ao entorno, em um espaço que oferece ciclovias, pista de cooper, áreas de lazer e convivência, tornando-se o ponto ideal para famílias e moradores do bairro, seno totalmente integrado à malha urbana de Paulista, o que facilita o fluxo de pedestres e veículos, gerando impacto positivo para a economia local.

O Pátio Aurora Open Mall reúne 139 unidades comerciais, das quais 100 já foram vendidas, sendo lojas com 16 m² e salas comerciais com 21 m², projetados para atender a diversos setores, como alimentação, vestuário, eletrônicos, beleza e conveniência, unindo o charme do comércio de rua com a estrutura e segurança de um shopping, proporcionando facilidade para uma compra rápida e eficiente. Além disso, o conceito de "one-stop-shop" (uma parada, uma compra) faz dele o "shopping da vizinhança", onde os consumidores podem resolver tudo em um só lugar.

O projeto é dividido em três blocos principais: a Alameda Norte e a Alameda Sul, com pavimentos térreos e terraço gourmet, e a Alameda Central, que conta com dois pavimentos, banheiros, banheiro PCD, elevador, espaço gourmet, sala de administração, zeladoria e vestiário para funcionários. Além de 167 vagas de estacionamento e várias conveniências, como bicicletário e acessibilidade, o Pátio Aurora será um centro de compras moderno, com foco em segurança, limpeza, manutenção, e gestão profissional, além de paisagismo, iluminação e ventilação, tudo para criar um ambiente acolhedor para lojistas e visitantes.

Bairro Planejado

A Construtora Carrilho, responsável pelo projeto, já entregou 2.016 unidades residenciais no Vila Aurora, incluindo os edifícios Aurora do Paulista, Aurora Arthur, Aurora do Janga e Aurora Jardim, com 256 unidades residenciais cada, além do Aurora Nobre, Aurora Cais e Aurora Parque com 240 unidades cada, o Aurora Praças e Aurora Flores, terão as entregas antecipadas para o final de 2024. Aurora Pássaros será lançado em 2025, com conclusão programada para 2028. Desde 2015, foram comercializadas 2.550 unidades, onde praticamente 100% delas já foram entregues.