NOTÍCIAS

29/09/2015

Passeio ciclístico apresenta projeto do Cais do Imperador à população

A ação é promovida pelo Colégio Boa Viagem

 

O Colégio Boa Viagem (CBV) promove no próximo domingo (04), um passeio ciclístico para apresentação do projeto de revitalização do Cais do Imperador, antigo píer localizado na Avenida Martins de Barros, no bairro de Santo Antônio, e que está sendo transformado em um novo espaço de lazer e educação ambiental para os cidadãos recifenses. O passeio, realizado em parceria com a Prefeitura do Recife, será aberto ao público, com concentração às 8h na Avenida Rio Branco, e contará com ações de orientação sobre a preservação do meio ambiente e intervenções artísticas.

Tendo como ponto de partida o Recife Antigo, o passeio ciclístico sairá da frente do Banco do Brasil às 8h30 e seguirá até a Praça da República e o Palácio do Governo, seguindo pela Rua do Imperador até a Praça 17 e o futuro Cais do Imperador, onde os participantes irão conhecer um pouco mais sobre a história do local e sobre o projeto de revitalização do espaço, totalmente financiado pelo Colégio Boa Viagem. Juntando arte e sustentabilidade, o designer e artista plástico Rafa Mattos estará realizando uma intervenção artística nos tapumes que cobrem as obras do Cais, com mensagens sobre a importância da preservação ambiental.

Em seguida, os ciclistas retornam para a Praça da República, onde arte-educadores da Prefeitura do Recife estarão fazendo esquetes sobre sustentabilidade e educação ambiental. Todo o percurso será acompanhado por guias disponibilizados pela Secretaria de Turismo e que estarão destacando fatos e curiosidades dos principais pontos históricos do trajeto. A ação integra, ainda, o Projeto Pedagógico do 4º ano do Colégio Boa Viagem, que visa incentivar os alunos, familiares e a população a terem atitudes de respeito ao trânsito e a encontrarem formas alternativas de locomoção.

Para participar do passeio ciclístico, basta chegar ao local de concentração e juntar-se ao grupo, levando um item de higiene pessoal ou fralda geriátrica que serão doados ao asilo Cristo Redentor.

Cais do Imperador – As ruínas de um antigo píer vão se transformar em uma nova área para contemplação do Rio Capibaribe, chamada de “Estação Eco-turística Cais do Imperador”. Com previsão de inauguração para janeiro de 2016, o projeto prevê a recuperação total do espaço, que antes funcionava precariamente como estacionamento, mas que tem grande valor histórico por ter sido construído, em 1859, para o desembarque do Imperador Dom Pedro II e sua família na cidade.

O Cais do Imperador será formado por uma área aberta para contemplação, um ponto comercial, um posto de informação turística e um econúcleo – espaço voltado à educação ambiental para crianças e jovens. No ambiente externo, será realizado um trabalho paisagístico, com grama e árvores nativas, somando mais de 140m² de área verde. Também haverá um local para exposições e apresentações culturais.

O projeto ainda prevê uma segunda etapa, que inclui a construção de um píer para que pequenas embarcações possam atracar no local.