NOTÍCIAS

23/08/2016

Pernambucanas conquistam ouro na Olimpíada Nacional de História do Brasil

Pernambucanas conquistam ouro na Olimpíada Nacional de História do Brasil


Estudantes do Colégio Boa Viagem (CBV) competiram com 274 equipes, sendo 164 da Região Nordeste, 79 da Sudeste, 18 da Norte, oito da Centro-Oeste e seis da Sul

Após muita dedicação, estudo e pesquisa, as alunas do Colégio Boa Viagem (CBV) conquistaram a medalha de ouro da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). As estudantes do 3º ano do Ensino Médio, Beatriz Casado, Giulia Gimino e Letícia Campos, se destacaram ao representar o estado de Pernambuco, após competir com 275 equipes, sendo 164 da Região Nordeste, 79 da Sudeste, 18 da Norte, oito da Centro-Oeste e seis da Sul.

Ao todo, em 2016, a ONHB recebeu 10,6 mil inscrições. Destas, apenas 275 foram para a grande final, que foi realizada em Campinas - São Paulo, neste sábado (20) e domingo (21). Antes de chegar à fase final, os candidatos foram avaliados em cinco etapas virtuais, passando por inúmeros desafios.

De acordo com o professor orientador de História Valdemir França, a Olimpíada segue um formato único, contendo cinco fases virtuais e uma grande final na Unicamp. “Os alunos são orientados dentro de um eixo temático, a partir das orientações de um professor, de uma forma bem inovadora, um formato que valoriza uma pesquisa”, explica o educador do CBV. 
Além disso, França exalta que, pela a inovação, as alunas conseguiram ter uma experiência única. “Na Olimpíada elas tiveram a oportunidade de ler um dos teóricos mais importantes da educação. Além disso, as nossas alunas puderam colocar em prática tudo que foi pesquisado e tudo isso através de uma competição de nível altíssimo, na qual, caso a equipe tirasse 50% da maior pontuação seria eliminada, ou seja, quanto maior o desempenho, maior o desafio para se manter na competição", conta.

Para a estudante Giulia Gimino a conquista da medalha tem um significado que vai além do título. “Esse último ano foi importante não apenas pela medalha, mas pelo coroamento de um processo de dedicação e foco imensuráveis. Tudo isso com o apoio da escola e da orientação do professor orientador, que foram primordiais. Para mim, o maior legado dessa Olimpíada é o sentimento de pertencimento a uma equipe, fator que nos permitiu trazer essa conquista para Pernambuco e para o CBV”, afirma.

A estudante Beatriz Casado relatou quando a equipe despertou para participar da Olimpíada e como foi o processo de preparação. ”O que incentivou foi uma própria Olimpíada que o colégio promoveu. Quanto à conquista, eu acredito que tudo foi uma grande jornada. Compramos livros, passamos noites estudando e agora, ao final, é muito bom que tudo valeu a pena, não poderia ter sido melhor se não fosse com esse esforço”, comemora.

Já a aluna Letícia Campos reforçou o que mudou após a participação da ONHB. “Depois de tudo isso, percebemos que a escola é o local mais importante para a vida de uma pessoa. É um espaço que além de você se tornar um intelectual, você aprende a discernir sobre inúmeras coisas e acima de tudo aprende sobre a moral, a ética e como se torna um cidadão ativo na sociedade. Hoje, eu não vejo a minha escola como um local de mudança e luta”, conclui.

Sobre a ONHB

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A competição ocorre por equipes que devem ser formadas por um professor de História da escola e mais três estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e Médio (todos os anos).

Ao todo, são cinco fases realizadas de forma online pelas equipes que duram uma semana cada uma. As respostas (questões de múltipla escolha e realização de tarefas) podem ser elaboradas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação dos professores. Neste ano, o tema escolhido e aplicado à competição foi “Escola, lugar de história”.

A primeira fase teve início no dia 9 de maio, finalizando a quinta etapa no dia 11 de junho. Após as cinco etapas, os alunos foram convocados na última quinta-feira (16) para a final presencial realizada na Unicamp, em Campinas-SP.