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31/12/2014

Polo Caruaru receberá unidade avançada do Porto Digital

Unidade caruaruense do "Armazém da Criatividade" é voltada para a economia local

Polo Caruaru receberá unidade avançada do Porto Digital

O Polo Caruaru foi escolhido para abrigar uma unidade avançada do Porto Digital no Agreste. O lançamento do Armazém da Criatividade foi feito no último dia 26 deste mês pelo governador João Lyra Neto e pelo presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, e a previsão é que comece a funcionar a partir de maio de 2015. Financiado pelo Governo de Pernambuco, o complexo tecnológico dará suporte à inovação e ao empreendedorismo, atuando de forma integrada com as instâncias de ensino, ciência e tecnologia, e em estreita articulação com setores produtivos e com as políticas públicas das duas regiões. 

O lançamento do “Armazém da Criatividade” faz parte da política de interiorização da economia do conhecimento. De modo articulado, o complexo tecnológico integrará seis eixos: Empreendedorismo, Experimentação, Exibição, Educação, Coworking e Crédito. Tais funções serão incorporadas de acordo com o perfil econômico local e alinhadas às características culturais de cada cidade e municípios vizinhos. No caso de Caruaru, por exemplo, o foco do empreendimento se dará em torno dos setores de moda e confecções. As atividades terão como base a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e a Economia Criativa, segmentos de atuação do Porto Digital.

A unidade do Armazém da Criatividade do Polo Caruaru terá laboratórios, salas de treinamento, incubadora, estúdio de fotografia, showroom e coworking, além de um núcleo empresarial com salas comerciais para instalação de novos empreendimentos. Em relação às Tecnologias da Informação, o foco se dará nas áreas de animação e games, moda e gráfica. Já as atividades relacionadas à Economia Criativa, acontecerão nos segmentos de design gráfico, design de moda e editorial de moda. 

O diferencial são os laboratórios e equipamentos de alta performance, distribuídos em três núcleos funcionais com predomínio de recursos de suporte à moda: Criação, com laboratórios de design gráfico, de produto e de moda, além de modelagem 3D, desenvolvimento de games e animação; Prototipação, com laboratórios de digitalização e impressão 3D, produção gráfica e produção de vestuário; e Editorial de Moda, que contará com estúdios de fotografia e vídeo, mixagem e pós-produção audiovisual.