NOTÍCIAS

11/06/2013

Resíduos de obras se transformam em móveis e objetos de decoração

Em parceria com a Lixiki, Pernambuco Construtora realiza oficinas de reciclagem junto aos operários da construção civil para reduzir o descarte de resíduos

Restos de madeira, gesso, telas de proteção, entre outros materiais utilizados na construção civil têm novo destino nos canteiros de obra da Pernambuco Construtora. Em uma parceria com a empresa pernambucana Lixiki, que atua na produção e comercialização de produtos recicláveis, a obra do Edifício Futuro Prince, nas Graças, está oferecendo uma oficina experimental de reaproveitamento de resíduos para quinze trabalhadores. Com orientação dos especialistas, eles transformam os restos de material da construção civil em móveis e objetos de decoração para casas e escritórios. Ao final, todas as peças produzidas serão expostas nas lojas da Pernambuco Construtora nos shoppings Recife e RioMar durante o mês de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

As oficinas utilizam resíduos da construção civil como madeira, trinchos de revestimentos cerâmicos, equipamentos de proteção individual, papelão, sacos de cimento, gesso, telas de proteção e materiais de uso da própria obra, como lonas e garrafas PET. Segundo Ana Borba, diretora da Lixiki, os instrutores procuram utilizar princípios de reciclagem que aproveitam o conhecimento dos próprios trabalhadores – carpinteiros, pedreiros e ajudantes – aliadas a técnicas desenvolvidas pela empresa, com o a fixação de materiais com abraçadeiras de nylon e trançados. Para estimular o engajamento na ação, o funcionário que participar de mais de duas oficinas poderá concorrer a prêmios como eletrodomésticos, relógios, camisas de times e bolas de futebol, entre outros.

De acordo com Carolina Valente, gerente de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional da Pernambuco Construtora, o projeto reforça a importância do reaproveitamento dos resíduos das obras e a prática da responsabilidade social pela empresa. “A ideia é ensinar aos nossos funcionários a reaproveitar os diversos materiais com a possibilidade, inclusive de ele usar esse conhecimento para criar uma fonte de renda complementar”, afirma.

A Pernambuco Construtora possui a certificação ISO 14001, em Gestão Ambiental. Juntamente com as certificações ISO 9001, em qualidade e OHSAS 18001, em segurança e saúde ocupacional, a obtenção da norma tornou a Pernambuco Construtora uma das primeiras empresas do segmento a implantar o Sistema de Gestão Integrado (SGI).