Semana da Comunicação do UniFBV acontece na versão live
Temas emergentes da comunicação na pandemia e sucessos da internet estão na programação
Chegou a hora de apertar o play! Nos dias 20, 21 e 22 de outubro, sempre das 19h às 22h, acontece a Semana da Comunicação Live 2020 do UNIFBV. O tema do evento é Apertando o Play em 2020 - de novo. A programação traz alguns dos grandes temas da comunicação deste ano. Afinal, o que é que muda na vida do comunicólogo? Que novas formas de comunicação surgem na pandemia? Como a publicidade e o jornalismo estão se adaptando ao “novo normal”? Para dar leveza ao evento, além dessas questões, também foram convidados criadores de iniciativas de sucesso no ambiente digital.
Na terça-feira, 20/10, o primeiro assunto da noite é “Propaganda não é isso aí, então o que é? Afinal, o que é propaganda” com Lucas Shuch. Ele é doutorando em comunicação pela UFSM e, após atuar alguns anos em agências, decidiu pesquisar quais eram as mudanças na publicidade e qual é o "presente" dessa profissão. Para contar o que vem encontrando, criou o projeto Propaganda não é só isso aí, que debate os problemas estruturais dessa indústria com jovens lideranças do mercado. O segundo assunto da noite é “Fotografia é arte?” com Verner Brenan, fotógrafo pernambucano especializado em capturar imagens com sentimento, muita criatividade e extrema beleza.
Na quarta-feira, 22/10, jornalismo entra na pauta com uma conversa sobre “O jornalismo e a voz da periferia” com Anelise Ponciano, integrante do coletivo de mídia livre Voz da Baixada. Na sequência, a conversa é ampliada com uma discussão sobre “A pandemia das fake News” conduzida por Cecília Almeida, professora do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Na quinta-feira, 23/10, para encerrar o evento, a programação fica com um formato mais leve no Talk Show Opa Night, apresentado pelo aluno de Publicidade e Propaganda Rafael Amaral. Em uma produção descontraída, ele vai conversar com Gabriel Diniz, profissional da comunicação e criador do CyberKills, um duo de música eletrônica brasileira que já colaborou com grandes nomes nacionais; com Davi Moraes e Sofia de Carvalho, administradores da página Saquinho de lixo, uma das principais criadoras de memes da internet; e com Luísa Andrade, publicitária criadora do sex shop virtual Voa, Mana!, que, mais do que vender sex toys, surgiu com o propósito de desmistificar ideias que sobre a sexualidade feminina, LGBTQIAP+ e a utilização de produtos eróticos.
A Semana da Comunicação foi organizada pela turma de Merchandising e evento, de responsabilidade da professora Mayra Waquim, e pela Agência Experimental de Publicidade e Propaganda Opa, de responsabilidade da professora Janaina Calazans. A supervisão é da coordenação dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Talita Rampazzo Diniz.
Toda a programação será transmitida em tempo real no canal do Youtube do UniFBV (www.instagram.com/unifbvoficial).