Semana Mundial da Amamentação foca na participação da família
No Recife, a UNIAME promoverá palestra, mamaço e roda de conversa para os pais
Segundo dados do Ministério da Saúde do Brasil, a amamentação é capaz de reduzir em 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos. Este mês, quando é celebrado o Agosto Dourado, em torno de ações que intensificam o apoio ao aleitamento materno, acontece também a Semana Mundial de Aleitamento Materno, com o tema Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro. A UNIAME – Unidade de Aleitamento Materno da Unimed Recife, dentro da programação da Semana Mundial, realiza evento gratuito no dia 09, das 14h às 18h, no Instituto Nossa Senhora de Fátima, na Praça Chora Menino. O evento focará na importância da participação da família no sucesso da amamentação e traz uma palestra com a psicóloga Maria do Carmo Camaroti. Ainda haverá um “mamaço” para chamar a atenção pela livre amamentação; e roda de conversa com a coordenadora da UNIAME, a médica Dulcinete Pinheiro, que celebra este ano os 18 anos da unidade.
Segundo a pediatra Dulcinete Pinheiro, o conhecimento sobre a importância da amamentação é fundamental, já que o aleitamento até os dois anos de idade pode evitar infecções, alergias e doenças como diabetes, obesidade e hipertensão. “Doenças de adulto podem ser evitadas quando a criança é amamentada até os dois anos de idade”, reforça. Na ação da Semana da Amamentação, além de orientações sobre a “pegada” certa do peito e a higiene da boca do bebê, as mães ainda receberão orientações sobre alimentação adequada, vacinação, e outras informações de equipe de profissionais da UNIAME formada por nutricionista, pediatra, fonoaudiólogo e odontopediatra.
Ainda segundo a médica, a falta de informação é o maior empecilho para a amamentação. “O que faz a mulher desistir de amamentar é a falta de informação e de ajuda. É importante explicar que o bebê que não toma o leite materno fica mais suscetível a doenças e alergias”, orienta. Atualmente, a unidade de aleitamento da Unimed Recife, atende em média 30 lactantes por dia com orientações e estímulo à prática da amamentação. “Passam por aqui, por mês, em torno de 600 mães”, reforça.
Serviço:
Semana Mundial da Amamentação
Quando: 09/08/2019
Onde: No auditório do Instituto Nossa Senhora de Fátima, na Praça Chora Menino, na Ilha do Leite.
Horário: Das 14h às 18h
Aberto ao Público. Vagas Limitadas.
Inscrições e Informações: (81) 3302.6261