Unimed Recife implanta sistema digital de gestão hospitalar
Com o objetivo de proporcionar mais segurança e rapidez no atendimento ao paciente, além de diminuir a emissão de papel, a Unimed Recife está implantando o Soul MV, sistema de gestão hospitalar totalmente digital em seus hospitais. O Hospital Unimed Recife III foi o primeiro na América Latina a ser 100% digital alcançando a certificação HIMSS nivel 7. Neste novo ecossistema digital, um prontuário eletrônico disponibilizará as informações completas dos pacientes e poderá ser acessado por todas as unidades da rede. O projeto está previsto para ser completamente implantado em todas as unidades médico-hospitalar da Unimed Recife até 2019.
Segundo o coordenador médico de Governança em Saúde Digital, Dr. Kléber Araújo, um dos responsáveis pela implantação, o objetivo da expansão do sistema é agilizar os processos internos nos hospitais, diminuir erros de compreensão por falta de legibilidade e tratar de forma mais eficiente os pacientes. “Tanto para médicos e equipe de saúde, quanto para os pacientes e familiares, haverá ganho na segurança, além de permitir que o medicamento seja administrado mais rapidamente, já que os demais profissionais envolvidos, como a equipe de enfermagem e da farmácia, recebem a informação de maneira mais rápida” explica. Para que isso aconteça, todo o histórico de saúde, incluindo as prescrições hospitalares do paciente, será registrado no prontuário, que será atualizado quando necessário.
Além da facilidade no fluxo de informações, o Soul MV também visa acelerar processos de marcação de cirurgias, para reduzir o fluxo de filas e ligações para as unidades. “Nosso cuidado será o de, apesar de procurar respeitar as singularidades de cada unidade, promover um padrão de atendimento baseado na melhor evidência científica disponível, permitindo que nossos pacientes tenham experiências de excelência em todas as unidades de nossa rede”, finaliza Dr. Kléber Araújo. A Unimed Recife hoje tem 217 mil beneficiários do plano de saúde suplementar.